Apesar de liberação do Ministério, TO ainda restringe vacina contra gripe

202

gripe-vacina-A

O Ministério da Saúde orientou que os estados e municípios disponibilizem as doses da vacina contra a gripe para toda a população. A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins disse, porém, que ainda não recebeu a norma técnica sobre a liberação e só vai definir se poderá aderir a determinação na próxima segunda-feira, 05.

Segundo o Ministério, a medida foi tomada porque ainda há um estoque de 10 milhões de vacinas compradas. No Tocantins, até o momento 249 mil pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas, número que representa 78,25% do público esperado.

Caso o estado siga a recomendação, as vacinas devem ficar disponíveis para toda a população a partir da próxima segunda-feira.

“Neste ano, tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. No entanto, ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o estado do Amapá foi o único que atingiu a meta de vacinação. A campanha, inclusive, foi prorrogada para até o dia 9 de junho para que os estados alcançassem a meta de 90% do público imunizado.

 

Fonte: G1 Tocantins

 

Sua opinião é muito importante: