Começa semana do Meio Ambiente com Praça da Sustentabilidde

206

Francisco Pereira de Souza (1)

Cinco estações convidando a população a refletir sobre o modo de vida moderno, que inclui principalmente o consumo desenfreado em vez de práticas sustentáveis. Assim é formada a Praça da Sustentabilidade, inaugurada na noite desse domingo, 4, no Parque Cesamar, pela da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), para as atividades da Semana do Meio Ambiente, cuja programação segue até a próxima sexta-feira, 09.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (9).jpg

As estações são denominadas 5Rs e fazem alusão a cinco atitudes ambientalmente recomendadas, que são: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar. “Cada uma com a intenção de provocar o cidadão a rever e adotar posturas sustentáveis”, explicou o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (4).jpg

De acordo com Evercino Moura, a Fundação de Meio Ambiente entrou agora em uma nova etapa em que as políticas públicas ambientais estão sendo desenvolvidas em conjunto com a população. “Estamos adequando nossa legislação, envolvendo parceiros públicos e privados e principalmente o cidadão nessas atividades, cujo caráter é permanente”, disse o presidente Evercino.

Exibindo Apresentação do músico Relmivam Milhomen AB.jpg

A solenidade de inauguração da Praça da Sustentabilidade contou com apresentação cultural do cantor Relmivan Milhomem, que faz parte do Projeto “Palmas para o Mundo”, da Fundação Cultural de Palmas. Na sequência foram apresentadas as considerações das autoridades.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (8).jpg

O prefeito Carlos Amastha reiterou seu compromisso de sua gestão em garantir condições para que as políticas públicas de meio ambiente tenham pleno êxito e sejam de caráter permanente. “As ações de sustentabilidade devem independer do gestor, embora fosse preciso alguém que tivesse decisão para viabilizá-las”, avaliou o Prefeito Amastha.

Exibindo Cortina feita com produtos reutilizados AB.jpg

Para Carlos Amastha, Palmas é uma cidade com características muito particulares. “As pessoas daqui aderem a estas políticas públicas com facilidade. Tem inclinação para se apossarem de boas iniciativas. Há pouco tempo lançamos o Programa Coleta Palmas e a população já tornou isto um hábito. Isso é importante, porque estamos garantindo a preservação de nossa própria espécie”, enfatizou.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (7).jpg

A primeira-dama Glô Amastha destacou o prazer que é se envolver em um trabalho de tamanha repercussão econômica e social. “A discussão e o tratamento dado aos resíduos é de uma importância singular, uma vez que atuação transversal, é uma atividade inclusiva, gera renda na microeconomia, gera saúde e bem estar à população. Por isso, minha determinação de ser madrinha do Programa Coleta Palmas, junto com os demais órgãos envolvidos”, explicou Glô Amastha.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (12).jpg

Para ela, a Semana do Meio Ambiente, comemorada com a Praça da Sustentabilidade é uma forma de apresentação prática do que propõe o Coleta Palmas. “Aqui, nestas cinco estações podemos observar a quantidade de resíduos que geramos e, muitas vezes, sequer nos damos conta. Também temos a proposta de uma tomada de consciência sobre como optar por um modo de viver menos agressivo e ainda que inclua a destinação correta dos resíduos que geramos”, avaliou.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (1).JPG

Um dos parceiros presentes ao evento, Osmar Ferreira de Araújo, proprietário de uma empresa de reciclagem de produtos plásticos, participa da Praça da Sustentabilidade, demonstrando toda a cadeia de reaproveitamento deste tipo de material. “Hoje, nós recebemos embalagens plásticas, fazemos todo o processo de reciclagem e podemos tanto fornecer a matéria-prima, como fabricar novas embalagens”, explicou.

Exibindo Abertura e Desfile Semana do Meio Ambiente 04.06.17 AB (3).jpg

Já o pesquisador e químico sanitarista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Francisco Pereira de Souza, confessou-se encantado com a proposta da Praça da Sustentabilidade. “Tenho a prática da separação de resíduos em minha rotina e sei da importância para o nosso meio. Por isso estou encantado com essa atividade em um espaço público, que tem com proposta levar conscientização ao cidadão, envolvendo todos os tipos de públicos. É esse tipo de iniciativa que precisamos ver mais em nosso dia a dia”, finalizou.

 

As atividades desta segunda-feira, 5, relativas à Semana do Meio Ambiente iniciaram com visitas monitoradas nas estações, com alunos da rede municipal de ensino, no período da manhã. E a partir das 17 horas até as 20 horas as visitas serão retomadas com frequentadores habituais do Parque Cesamar.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEx- prefeito de Axixá é alvo de ação
Próximo artigoJustiça mantém decisão da OAB-TO sobre Exame da Ordem
Maria José Alves Cotrim, 28 anos, é Jornalista, Especialista em Comunicação Étnico-Racial e Marketing Político. Membro da Coordenação Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial - Cojira, é idealizadora e Coordenadora do Instituto Crespas.TO

Sua opinião é muito importante: