Luz da tela de aparelhos eletrônicos pode causar insônia

110

A luz das telas de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, podem causar insônia. É que o hábito com luminosidade alta prejudica na hora de dormir, já que compromete a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina. A explicação é do otorrinolaringologista, Eduardo Silveira.

celular

A dona de casa Dora Lei conta que sempre sofre de insônia e já chegou a acordar seis vezes durante uma noite. Ela nunca foi ao médico para saber por que o sono tem sido tão afetado, mas acredita que o celular ou a idade sejam responsáveis pelo distúrbio. “Amanheço o dia cansada, parece que eu estava numa festa”, reclama.

A representante comercial, Krisma Santos conta que tem hábito de mexer no celular até tarde, o que acaba prejudicando na hora de dormir. “Tenho uma qualidade horrível de sono. Todos os dias quero deitar e ficar no celular”, conta.

Segundo especialistas, quem avisa ao cérebro que é hora de dormir é um hormônio chamado melatonina, que relaxa o corpo e induz ao sono. A produção do hormônio é prejudicada pela presença de luz como de equipamentos eletrônicos.

O otorrinolaringologista, Eduardo Silveira, explica que o sono é como um ritual e que os espaços precisam ser respeitados. “A melatonina é produzida na medida que a luz do dia vai terminando e a noite entrando. A luminosidade ao olho e consequentemente ao cérebro tem repercussão na produção ou não desse hormônio e deve ser evitada”.

Fonte: G1 Tocantins

Sua opinião é muito importante: