Júnior Geo convoca população para doar sangue

62

doesangue2017

Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o vereador professor Júnior Geo reforçou a importância da doação de sangue. “ Hoje é o dia mundial da doação de sangue e quero chamar atenção da sociedade sobre esse assunto. Precisamos reforçar os estoques do hemocentro. O Brasil anda está abaixo da média nacional. Fazendo a nossa parte podemos salvar muitas vidas”, destacou Geo.

Júnior Geo aproveitou para parabenizar a Casa de Leis, que na semana passada visitou o hemocentro para doações de sangue e cadastro de medula óssea. “Sou doador há muitos anos e parabenizo os vereadores da Câmara Municipal de Palmas por este exemplo. Precisamos de mais momentos como esse”, justificou. Geo também da ação da Guarda Metropolitana de Palmas com a campanha “Sangue Azul Marinho”, que realizará doações de sangue nesta quarta-feira.

Junho Vermelho

A Hemorrede Tocantins aderiu mais uma vez ao Junho Vermelho, que visa incentivar e intensificar as doações de sangue no Tocantins. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.

 

No período de janeiro a maio de 2017 foram realizadas 9.822 coletas de sangue, uma média de 1.964 coletas de sangue por mês. Comparado às coletas realizadas no mesmo período do ano anterior houve um aumento de 7% no número de coletas de sangue. Em todo ano de 2016 foram feitas 21.989 coletas de sangue. No mesmo ano foram realizadas 26.079 transfusões de hemocomponentes, já que cada doação pode gerar mais de um hemocomponente.

Sua opinião é muito importante: