Caseara: Agência de Saneamento entrega obras de reforma e urbanização

137

Foto 3 Lidiane Moreira

Em Caseara, a 256 km de Palmas, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) entregou obras de reforma e urbanização nas áreas do Reservatório Elevado (REL) e em outras áreas onde estão localizados três Poços Tubulares Profundos (PTP), que realizam a captação de água.  O valor total investido é de R$ 59.069,39.

Os cerca de cinco mil habitantes do município já sentem as melhorias no serviço de abastecimento de água no município, como é o caso do agrimensor Altemiro Nazareno, morador de Caseara há mais de 20 anos. Ele avalia que a participação da comunidade foi fundamental para que os investimentos fossem aplicados da melhor forma. “Você abre a torneira e vê que a qualidade melhorou 100%”, analisou.

Exibindo Foto 1 Lidiane Moreira.JPG

A prefeita Ildislene Santana destacou que diante das limitações financeiras do município, a parceria entre os entes públicos têm sido fundamental. “Temos trabalhado incansavelmente, sabemos das limitações dos nossos recursos, mas temos feito o máximo para atender as demandas, trazer o melhor para o nosso povo. Hoje a gente pode contemplar a satisfação da comunidade, sabemos que estamos no caminho certo”, pontuou a gestora.

O presidente da ATS, Eder Fernandes, destaca que são realizados investimentos constantes para atender a demanda dos clientes nos 77 municípios que estão sob concessão da autarquia.

“Universalizar o saneamento básico no Tocantins é o desafio dessa gestão, e a determinação do governador Marcelo Miranda é que os problemas de abastecimento de água sejam solucionados, e para isto temos um cronograma de obras em andamento. Atendemos a uma reivindicação da comunidade de Caseara, e em outros municípios temos obras em andamento que serão entregues em breve”, afirmou.

Controle de qualidade

 

Em Caseara, a unidade de tratamento localiza-se na rua dos Aviadores. A água passa pelas seguintes fases: captação, adução, desinfecção, reservação e distribuição. Os sistemas são compostos por três poços com captação subterrânea em aquífero.

Nesta semana, o químico da ATS, Marco Antônio da Silva, realizou a coleta de amostras de água em pontos de controle e na residência da professora Katiane Rodrigues. “É fundamental esse controle de qualidade, principalmente para quem tem criança como é o meu caso. Água é fonte de vida, se estão investindo para que essa qualidade seja assegurada, nós ficamos mais tranquilos”, relatou.

A qualidade da água é monitorada durante todo o processo, na saída do tratamento, nos reservatórios e no sistema de distribuição, atendendo a portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. As análises são realizadas em laboratórios terceirizados com comprovada competência.

Mais informações sobre a qualidade da água e o Sistema de Distribuição em Caseara, podem ser acessados pelo link:https://central3.to.gov.br/arquivo/331051/

Sua opinião é muito importante: