Vereadora faz alerta para a situação da Delegacia da Mulher de Taquaralto

72

Laudecy Coimbra

“As mulheres precisam receber atendimento digno e especializado nas delegacias da mulher.” A fala é da vereadora Laudecy Coimbra, que fez um alerta sobre a situação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam Sul), que fica em Taquaralto, e que funciona no mesmo local onde está a Central de Flagrantes daquela região.

De acordo com a delegada Jaqueline Guimarães, responsável pela Deam, as mulheres que buscam assistência na delegacia precisam dividir o espaço criminosos e, às vezes, até mesmo com o próprio agressor. “Uma delegacia especializada em atendimento a mulheres já vitimadas por agressões não podem, pelas próprias normas técnicas da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, ficarem misturadas a outras que comparecem ‘autuadas’ por diversas espécies de crimes”, explica.

Além de um ambiente próprio para o atendimento das vítimas, a Norma Técnica de Padronização das Deams também determina que as delegacias precisam ter “instalações amplas, com fachadas bem iluminadas e sinalizadas de forma a facilitar o acesso da população”. Também precisam ter uma recepção composta por duas salas: uma para a espera das vítimas e outra para espera dos agressores, para que não dividam o mesmo ambiente.

Laudecy afirma que além do problema do prédio, a delegada enfrenta uma série de dificuldades que precisam ser resolvidas, como a falta de pessoal e veículo. “Na sala onde funciona a delegacia ficam a titular e mais duas auxiliares de serviços gerais, que ela treinou para fazer o serviço de escrivão, porque constantemente falta esse profissional”, relata.

Reunião com a Prefeitura

Os problemas apontados pela vereadora foram discutidos em uma reunião com a delegada Jaqueline Guimarães e com o subprefeito da região Sul, Adir Gentil. Segundo a parlamentar, soluções já começaram a ser implementadas e uma delas é a troca do prédio onde funciona a Deam. “Conseguimos junto ao subprefeito e prefeito Carlos Amastha um imóvel no qual funcionava o antigo Cras de Taquaralto. Precisa ser reformado, mas tem a estrutura que delegada precisa para atender as mulheres”, destaca.

Direitos das Mulheres

A vereadora Laudecy Coimbra é presidente da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher e está sempre envolvida com assuntos relacionados à consolidação das políticas públicas para as mulheres. Para a parlamentar, que cumpre seu primeiro mandato na Câmara de Palmas, apontar os problemas e sugerir soluções é uma prática que auxilia na mobilização feminina em prol da ampliação dos direitos das mulheres.

Sua opinião é muito importante: