Educação lança prêmio Gestão Escolar no Sudeste

169
PGE Dianópolis
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está mobilizando as escolas públicas de educação básica do Tocantins para participarem do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. Nesta segunda-feira, 19, o lançamento do concurso aconteceu na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis. As inscrições seguem até o dia 14 de agosto pelo site: www.premiogestaoescolar.org.br.
O prêmio é realizado bianualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) desde 1998. Com metodologia própria de mobilização, a instituição desenvolveu critérios de seleção e indicadores de boas práticas de gestão, com critérios e dimensões bem definidos, observando os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes.
Além de concorrer ao prêmio nacional de R$ 30 mil, ao realizar o cadastro no site, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão, além de um roteiro para o planejamento de um plano de ação, a ser construído com a comunidade escolar, instrumentos que contribuem para as boas práticas de gestão da unidade de ensino.
Para a presidente do Comitê Regional de Análise do PGE e diretora da DRE de Dianópolis, Jane de Cássia Ribeiro Maciel, “o prêmio é uma oportunidade para as unidades escolares realizarem coletivamente o processo de autoavaliação que abre as portas para a construção de um ambiente escolar democrático e inclusivo”, pontuou.
Segundo ela, a meta é inscrever todas as escolas estaduais e municipais da Regional. “Realizaremos o dia D de Mobilização para incentivar a participação das unidades escolares neste processo de autoavaliação, em que a equipe gestora pode analisar avanços e fragilidades. É esse processo que levará as instituições a concorrerem à premiação”, ponderou Jane de Cássia.
O PGE/2017 avalia quatro dimensões: gestão pedagógica voltada para a análise de resultados educacionais; gestão pedagógica direcionada para o planejamento de ações pedagógicas; gestão participativa dos processos coletivos de decisões e ações; gestão de infraestrutura para a administração de serviços e recursos.
Etapas e Premiação
As escolas selecionadas nas categorias regionais, estaduais receberão diplomas de escolas destaques nas respectivas modalidades. Além de viagens, a escola vencedora recebe uma premiação de R$ 30 mil.
Para incentivar o processo de socialização das boas práticas de gestão, o Tocantins realiza simultaneamente o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada.  A seleção segue os mesmos critérios do Prêmio Gestão Escolar, em que são selecionadas 13 escolas que recebem prêmios e o título de Escola Destaque Estadual. Uma das 13 será a selecionada para concorrer ao PGE 2017.

Sua opinião é muito importante: