Pedro Afonso: Voluntários iniciam revitalização de praça

135

 

DSCN9550

Tendo à frente a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi foi iniciado, nesta terça-feira, 20, o projeto “A Praça IFTO é nossa!”. Trata-se de um projeto de voluntariado que também conta com o apoio do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA); das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Obras, do Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), e de várias pessoas da comunidade.

A atividade integra o Dia de Cooperar 2017, conhecido como “Dia C”, que neste ano tem o lema “Atitude simples movem o mundo”.  A Praça IFTO, localizada na entrada de Pedro Afonso, foi construída em 2014, por 350 voluntários, mobilizados pelas cooperativas da cidade.

 

No primeiro dia de trabalho, os voluntários realizaram a substituição de garrafas PET usadas na ornamentação do espaço público por pedras canga. As próximas etapas serão a colocação de seixo ao redor das árvores, melhorar o piso no entorno do quiosque, trocar lâmpadas, plantar mais árvores e ampliar as melhorias civis na área final da praça.

 

A meta é concluir o trabalho até o próximo dia 30 de junho, para que a praça, um cartão postal do município de Pedro Afonso, que neste ano completa 170 anos de fundação, possa receber moradores e turistas durante a temporada de praia 2017.

 

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO, participou do início dos trabalhos na Praça IFTO e lembrou que as cooperativas pedroafonsinas exercem plenamente o 7º princípio cooperativista: Interesse pela Comunidade. “A realização de mais uma ação do Dia C em Pedro Afonso só reforça a atuação das cooperativas no município. Temos certeza que esse projeto terá sucesso, sobretudo porque tem a participação efetiva do poder público municipal e da sociedade”, comentou Ricardo Khouri.

DSCN9609

“O apoio da Coapa e das demais cooperativas tem sido fundamental para a realização de iniciativas ambientais como a construção de duas praças ecológicas em Pedro Afonso. Ficamos felizes em participar de mais uma edição do Dia de Cooperar”, comentou o professor e fundador do grupo Amigos do Meio Ambiente, Fabricio Rocha, responsável pela mobilização que resultou na construção de praças ecológicas (feitas com materiais recicláveis) nas cidades de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins e Rio Sono.

 

Na ocasião, o educador solicitou que a Prefeitura de Pedro Afonso disponibilize zeladores para atuarem permanentemente na manutenção das praças ecológicas do município.

 

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, Edivaldo Pereira Duarte, assegurou que o poder público municipal vai colaborar para o êxito do projeto “A Praça IFTO é nossa!” disponibilizando máquinas e recursos humanos, além de providenciar meios para manutenção diária do espaço público.

 

Conheça as ações que serão desenvolvidas pelas cooperativas e seus parceiros no Dia C 2017

Aquecendo coraçõesArrecadar roupas, alimentos e livros que serão doados as pessoas mais carentes de Pedro Afonso.

Laços de Amizades e Memórias Vivas – Dedicado aos moradores do Lar do Idoso de Pedro Afonso, onde serão realizadas visitas e escrito um diário com as memórias, que posteriormente vai virar um livro.

Contando histórias pelo bairroVoluntários realizarão visitas a casas do bairro Bela Vista II, para leitura e empréstimos de livros para a comunidade.

Apae: Cooperação de amorTornar a APAE de Pedro Afonso um local mais agradável e adequado através de ações que buscam atender as demandas prioritárias da instituição e de seus alunos.

Ribeirão com vidaRevitalizar, em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente, a Prefeitura de Pedro Afonso, Naturatins e moradores, as margens do riacho, protegendo o curso de água, além de ações de conscientização com a população.

A Praça IFTO é nossa! – Ação dedicada a manutenção da praça, onde os parceiros cuidem das árvores, plantas, pedras e garrafas pet.

ASCOM COAPA

Sua opinião é muito importante: