Pré-conferências discutem direitos de usuários em programas sociais

135

unnamed (1)

Famílias que participam de ações desenvolvidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Araguaína, estão reunidas desde ontem, 20, em pré-conferências, discutindo sobre os direitos dos usuários nos programas sociais. Os eventos são uma preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 28 e 29 de junho, no auditório da Fieto.

De acordo com o coordenador do CRAS 3, do Residencial Lago Azul, aproximadamente 300 pessoas participam assiduamente das ações desenvolvidas pelo centro. “A participação das famílias é muito importante para aprimorar nossas ações. Cerca de 10 famílias de cada um dos CRAS vão participar das discussões e propostas na conferência”, explicou.

Diana dos Santos Macêdo, de 28 anos, é mãe solteira e tem três filhos. Segundo ela, o CRAS é um apoio, onde busca alternativas para viver melhor. “Eu me sinto em casa no CRAS, participo de cursos, conheço outras pessoas e recebo o carinho que eu preciso. Acho muito importante essa conferência, eles terem essa preocupação com a gente, com nossos direitos”, ressaltou.

Diana acrescentou que está participando das rodas de capoeira e fez recentemente o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. “Quero colocar minha filha menor na creche e arrumar um emprego, com o curso sei que terei mais oportunidade”, disse.

Garantia de direitos

Durante a Conferência Municipal, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de junho, será apresentado o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

O objetivo principal da conferência é trazer para o debate os usuários da política de Assistência Social, para que eles possam contribuir contando sua realidade de vida e as demandas de acesso para melhoria dos serviços.

Programação

Nesta quarta-feira, 21, a programação continua no Centro de Convivência do Setor Novo Horizonte, no Centro de Convivência do Setor Costa Esmeralda e no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Couto Magalhães.

Os eventos são organizados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Fonte: Prefeitura De Araguaína – ASCOM

Sua opinião é muito importante: