Ação Cultural do Sesc: Aldeia Jiquitaia está de volta

187
35320904121_dc7dd0471b_z

O território de encontro da Arte e da Cultura está chegando em Palmas. De 1º a 07 de julho, a Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins trará atrações e oficinas nas mais variadas áreas do fazer cultural. A abertura da sua 10ª edição será com o espetáculo circense “Os Mequetrefe”, com o renomado grupo Parlapatões, de São Paulo (SP) no dia 1º de julho, sábado, às 18h no Teatro Sesc Palmas, do Centro de Atividades situado na 502 Norte, na Capital. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (063) 3219-9127 ou 3212-9954.

A jornada mágica, plena de beleza e encantamento da Aldeia Jiquitaia estará recheada de atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural. A mostra vai oferecer espetáculos circenses, teatrais, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas de dança, de teatro, de música e de artes visuais. Toda a sua programação você poderá acompanhar no site www.sescto.com.br.

As “aldeias” são eventos feitos pelo Sesc em todo Brasil, respeitando a cultura e as tradições de cada região. O objetivo é unir o diálogo e as trocas de experiência entre espetáculos do Projeto Palco Giratório e atividades regionais, dando espaço para todas as linguagens artísticas trabalhadas no Sesc. O nome da Mostra Cultural do Sesc Tocantins tem origem em uma formiga de cor avermelhada, dona de uma picada ardida, também conhecida por formiga-lava-pés. A Jiquitaia pode ser também o nome de um passo de uma dança folclórica tocantinense, chamada sússia. Com origem no período colonial, a dança era feita nas horas de descanso e diversão, após os dias de trabalho dos escravos. Ao som de tambores e cuícas, os participantes formam uma roda e fazem movimentos alegres, sensuais, e cheios de ritmo. O nome jiquitaia vinha justamente das tais formigas que incomodavam os trabalhadores na roça. Para se livrar delas, eles sapateavam, sacudiam as roupas e mexiam freneticamente o corpo.

A décima edição da Aldeia Jiquitaia acontece de 1º a 07 de julho no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), nos setores Maria Rosa e Lago Sul, Feira da 307 Norte, Quadra 1306 Sul e em Taquaruçu. A entrada é gratuita para todas as atividades.

Serviço
Cultura – Aldeia Jiquitaia em julho em Palmas (TO)
Abertura: espetáculo circense “Os Mequetrefe”, com o grupo Parlapatões (SP)
Data: 01/07
Horário: 18h
Local: Teatro Sesc Palmas no Centro de Atividades (502 Norte)
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Informações: (063) 3212-9954 ou 3219-9127

Imagem disponível para download em: http://bit.ly/2sRnmxK

www.sescto.com.br
Twitter: @sescto
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
Youtube: SESCTO
Instagram: @sesctocantins

Sua opinião é muito importante: