TJ vistoria construção do novo Fórum de Araguaína; obra está 60% concluída

122

tjto3

Na manhã desta sexta-feira (23/6), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, visitou as obras do novo Fórum de Araguaína, segunda maior comarca do Tocantins. Acompanharam a visita, o governador do Estado, Marcelo Miranda; o diretor geral do TJ, Francisco Cardoso; o diretor de infraestrutura e obras, João Carlos Sarri; e demais autoridades do Judiciário, do Executivo e do Município, que percorreram a estrutura erguida e acompanharam o andamento dos trabalhos.

Durante a visita, o presidente do TJ destacou a importância do Município para a economia no Tocantins. “Esta obra é uma conquista para a sociedade. Vamos entregar a Araguaína e região, um local adequado para atender aqueles que buscam a Justiça. Magistrados, servidores e a comunidade aguardavam durante muito tempo as novas instalações, e hoje vemos esse sonho sendo concretizado”, disse o magistrado.

Para o diretor substituto da Comarca de Araguaína, o juiz Deusamar Alves Bezerra, “esta obra é de grande importância porque todos os investimentos serão revertidos em excelência no atendimento aos jurisdicionados. O que mais chama a atenção é a magnitude do prédio que vai concentrar todos os juizados e varas, otimizando os trabalhos de magistrados, servidores e demais operadores da Justiça”, concluiu.

O governador Marcelo Miranda ressaltou que a construção vem para ilustrar a evolução do Poder Judiciário. “Constatamos aqui os frutos da harmonia entre os poderes. Araguaína merece uma obra como esta. Encerro a visita entusiasmado com o andamento dos trabalhos e reforço o compromisso do Executivo de nos mantermos atentos para que não faltem recursos”, afirmou o governador.

A obra

tjto1

Localizada na Avenida Filadélfia, uma das mais importantes da cidade, o novo Fórum da Comarca de Araguaína terá o total de quatro pisos e já se encontra com 60% da estrutura física da obra concluída.

Segundo o diretor de Infraestrutura e Obras do TJ, João Carlos Sarri, “várias frentes de serviço são efetuadas simultaneamente. Piso, esquadrias e vidros nas janelas estão sendo colocados. As instalações para receber os aparelhos de ar condicionado estão quase prontas. Os fossos dos elevadores também estão finalizados aguardando a montagem dos equipamentos”, completou.

Avançando na parte de finalização e acabamento, a área construída tem 10.596,58 m² e abrigará 20 cartórios, Salão do Júri para 238 pessoas, auditório com acomodações para 196 pessoas, cinco centrais de atendimento, refeitório, biblioteca, salas para atendimentos dos demais integrantes do Sistema de Justiça, depósitos, área para convivência, entre outros departamentos.

Sustentabilidade, modernidade e economia

tjto

Todos os detalhes da obra do novo Fórum da Comarca de Araguaína foram pensados para garantir economia e sustentabilidade. O sistema de climatização VRF (Volume de Refrigerante Variável) é uma deles. A vantagem do sistema inteligente está no controle de cada ambiente, que pode funcionar de acordo com as programações dos usuários, sendo gerenciados pela unidade condensadora (unidade externa), que pode atender várias evaporadoras (unidade interna) distribuídas em diferentes ambientes.

Nas janelas serão aplicadas as chamadas “pele de vidro”, para fazer a filtragem dos raios ultravioleta e a retenção do calor, tornando o ambiente agradável e gerando economia na utilização dos aparelhos de ar condicionado.

Além de uma moderna central de combate a incêndios, a obra também conta com gerador de energia com capacidade para atender todo o prédio. Em caso de emergências como quedas de energia, os elevadores e computadores continuarão em funcionamento.

Por fim, no teto da estrutura, as calhas reforçadas foram projetadas para evitar vazamentos e facilitar os trabalhos de manutenção.

A inauguração do novo Fórum da Comarca de Araguaína está prevista para junho de 2018.

Sua opinião é muito importante: