Com mais de 2 mil focos, Estado é o 2º no ranking de queimadas; Formoso lidera

193

O Tocantins alcançou nesta sexta-feira (23) mil fogos de incêndios nos primeiros 23 dias neste mês de junho. São mais de 43 focos por dia. Este está sendo o pior mês de 2017, segundo o sistema de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

queimadas

Faltam pouco menos de 400 focos para o estado alcançar o pior mês de junho desde 1998.

Muitas queimadas acontecem nas áreas urbanas, como ocorreu em Palmas no final da manhã desta sexta-feira. Uma queimada em um matagal acabou causando um princípio de incêndio no prédio da antiga Assembleia Legislativa do Tocantins. O edifício foi sede provisória do parlamento quando a capital foi construída em 1989 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dados

O Tocantins continua ocupando o segundo lugar no ranking de queimadas do Inpe com 1.999 focos de incêndio desde o início do ano. Perde apenas para o Mato Grosso com mais de 4,7 mil incêndios.

Nesta sexta-feira, o município de Formoso do Araguaia, no sul do estado, registrou 23 focos de calor. Por isso lidera a lista dos dez municípios com mais incêndios.

Sua opinião é muito importante: