Palmas, Araguaína e Paraíso geraram mais empregos; setor de serviços cresce

312

O setor de serviços continua se destacando como um nicho de mercado em potencial na Capital e foi o grande responsável pelas vagas de emprego geradas no último mês de maio. Segundo o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), no Tocantins, houve aumento de empregos efetivados em maio e Palmas, com 350 vagas, se destacou na primeira colocação entre os municípios que mais geraram oportunidades no Estado, seguida de Araguaína, com 144, e Paraíso do Tocantins, com 119.

movi

 

Segundo o Banco Municipal de Empregos (Bem Cidadão), de maio a junho foram captadas 616 vagas de emprego na Capital. No Bem Cidadão foram preenchidas 242 vagas neste período. A maior parte das vagas pertence a serviços de alimentação, vendas, escritório, construção civil, call center, farmácia, estética, serralheria, serviços gerais e supermercado. Entre as vagas mais procuradas estão: auxiliar de cozinha, cozinheiro, açougueiro, recepcionista, auxiliar de escritório, assistente administrativo, ajudante de obra, carpinteiro, mestre de obra, operador de telemarkting, atendente de farmácia, esteticista, cabeleireiro, operador de caixa, mecânico, arte-finalista, técnico de informática e atendente de balcão.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, disse que os benefícios fiscais oferecidos pelo Município têm atraído empresas do segmento de serviços para a Capital.  Outro segmento que também deve ser aquecido, segundo Kariello Coelho, é a construção civil. “Palmas lançou o Habita Palmas, um plano de incentivo à Política Habitacional que concede benefícios fiscais para aqueles que construírem unidades habitacionais, o que também deve incentivar a abertura de mais vagas”, completou.

 

 

Depois de ficar sete meses desempregado, Ofileno Oliveira foi efetivado em uma das vagas geradas no mês de maio através do Bem Cidadão. “Já estou trabalhando há um mês, para mim o atendimento foi muito bom. Valeu muito a pena. Eles sabem orientar direito. A vaga que surgiu não era na minha área, pois sou pedreiro, mas peguei uma de auxiliar de pedreiro e já estou conversando aqui na empresa para tentar uma posição melhor. A empresa já falou que está estudando essa possibilidade”, afirmou Ofileno Oliveira, acrescentando que recomenda quem precisa a procurar o serviço.

 

 

Em busca de oportunidade

 

 

Os interessados em conseguir vagas de emprego podem recorrer ao Bem Cidadão, que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), na Arse 12 (104 Sul) e possui postos de atendimento nos dois prédios do Resolve Palmas (Avenida JK e Taquaralto).

 

 

Para se cadastrar no Bem Cidadão, é preciso apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. No caso do interessado nunca ter trabalhado e não possuir o número do Programa de Integração Social (PIS), será gerado na hora o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

 

 

A diretora do Bem Cidadão, Lucineide dos Santos, lembrou que as vagas são atualizadas diariamente e que no caso de abertura de vagas urgentes, como a vaga na qual Ofileno Oliveira foi indicado, são feitas buscas por currículos para convocação de candidatos com perfil procurado e encaminhamento urgente às empresas solicitantes.

 

 

Ela ressaltou também que o serviço também programa capacitações e cursos de qualificação gratuitos para os interessados. Para aqueles que buscam uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, a recomendação do secretário Kariello Coelho é investir em formação profissional. “Se algum candidato está em busca de experiência em um novo segmento, ele precisa primeiro conhecer suas aptidões e buscar qualificação”, recomendou. “A primeira dica é o candidato saber o que ele quer, ter foco. É importante antes da apresentação que ele está buscando vaga que busque conhecimento sobre a empresa, buscar informações sobre o trabalho que é desenvolvido ali, mostrar interesse em conhecer mais”, disse o secretário, acrescentando que o segmento de supermercados tem se fortalecido na Capital.

 

 

Pesquisa diária

 

 

Além da consulta presencial, os interessados também podem se cadastrar e consultar diariamente as vagas de emprego em Palmas pela internet através do portalmaisemprego.mte.gov.br ou empregabrasil.mte.gov.br .

 

No momento da abertura da vaga, o empregador pode solicitar uma convocação de urgência para preenchimento de vagas, então é feita uma busca por perfil no banco de dados. Os selecionados são contatadas por telefone e orientados sobre o encaminhamento.

 

 

O aplicativo Sine Fácil para aparelhos smartphones também é uma facilidade para o candidato. O aplicativo, que é gratuito, está disponível para sistemas operacionais Android e em breve também para iOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia. Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br),  ou no Sine a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.   Com esse aplicativo o cidadão pode fazer: pesquisa de vagas de emprego, agendamento de entrevista de emprego, verificação sobre o direito de abono salarial e consulta de seguro-desemprego.

Sua opinião é muito importante: