Protocolo do Fogo em Brejinho é renovado

267

23fd2a0e-a3ef-49e7-ae43-0ccf26274d24

Na tarde desta sexta-feira, 30, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estiveram em Brejinho de Nazaré, quando foi assinada a renovação do Protocolo do Fogo no município. A iniciativa faz parte de medidas para manter e conservar o patrimônio natural, com foco em ações para evitar as queimadas no Estado.

A solenidade que ocorreu na Câmara Municipal contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, prefeitos e representantes da comunidade em geral.

Conforme o superintendente, Natal Cesar Alves de Castro o objetivo do Naturatins é implantar o Protocolo do Fogo nos 139 municípios, em razão do Tocantins possuir histórico sensível em relação às queimadas. “Esse programa é fundamental, pois chama à atenção dos representantes das prefeituras, escolas, Ongs, associações e outros, para realizarem atividades com seus públicos-alvo”, salientou.

O superintendente destacou também que a atual situação é de envolver também os municípios que estão na lista com o maior número de focos de incêndios.  “Este documento conclama as equipes dos órgãos parceiros e estabelece estratégias para disseminar a compreensão sobre o assunto”, informou.

Ao prestigiar a cerimônia a secretária da Semarh, Meire Carreira, considerou que as ações começaram no início do ano e que as estratégias já estão sendo executadas. “Precisamos ressaltar que cada um tem responsabilidade, por isso é um exemplo a prefeitura de Brejinho de Nazaré convocar todos os representantes municipais de cada segmento, para juntos atuarem na prevenção e combate aos focos de incêndios”, declarou a gestora.

Conforme a educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, a permanência da equipe do Instituto, em Brejinho de Nazaré foi muito proveitosa devido à participação da comunidade que demonstrou muito interesse ao tema das queimadas. Ela destaca a seriedade da discussão e disse que existe a necessidade de ações firmes. “Porque se não ocorrer uma sensibilização pode-se entrar em um colapso. Aqui na zona urbana é muito usado colocar fogo em restos de lixo nos quintais, e as reuniões é a oportunidade das pessoas exporem as situações. É esse o nosso objetivo, que as pessoas estejam realmente apoiando a causa, participando das ações”, explicou.

De acordo com a prefeita do município, Miyuki Hyashida, a preocupação em prevenir e combater o fogo, é a de corroborar com as intervenções que vem sendo realizadas há alguns meses. “Vamos intensificar as visitas nas propriedades rurais e também em cada casa. Levar informações e mostrar as consequências que as queimadas podem causar. Isso é primordial para despertar a percepção dos prejuízos”, declarou a prefeita.

Solenidade 

Posteriormente os documentos referentes aos Protocolos do Fogo realizados neste semestre, serão assinados oficialmente em solenidade em Palmas, com a presença do presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), prefeitos e demais parceiros.

Na próxima segunda-feira, 03, a equipe de Educação Ambiental do Naturatins estará no município de Nova Olinda, quando serão realizadas reuniões de sensibilização com seguimentos da sociedade organizada e poder público para a implantação do Protocolo do Fogo naquela cidade.

Sua opinião é muito importante: