Com premiação de R$ 130 mil, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia acontece no final de semana

174

De sexta-feira até este domingo, 09, Palmas será palco da terceira etapa de uma das maiores competições de vôlei de praia do país, o Circuito Brasileiro Challenger de Vôlei de Praia, que será realizado em uma arena montada na orla da Praia da Graciosa.  O lançamento do evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 05, na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do superintendente regional do Banco do Brasil, Célio Chagas Cintra, do presidente da Federação Tocantinense do Vôlei (FTV), Ricardo Abalem, atletas e demais convidados.

unnamed (82)

O evento terá premiação de R$ 130 mil e contará com a participação do atleta olímpico Benjamin, que esteve na Olimpíada de Atenas em 2014, do campeão do Circuito Mundial, Harley e do atleta Arthur Lance. Além das participações nacionais, oito duplas representam o Tocantins na competição, sendo cinco no masculino e três na categoria feminina. No total, 33 duplas masculinas e 24 femininas participam da competição.

 

Durante o lançamento, Amastha ressaltou o potencial que a cidade tem em receber grandes eventos esportivos. “Palmas é uma cidade completamente diferente de anos atrás. É importante investir na prática esportiva e em nossos atletas. A realização do circuito de vôlei prova que estamos no caminho certo”, explica o prefeito ao ressaltar que eventos como esse fomentam a economia local.

 

O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Orlando Rangel, acredita que a cada ano Palmas ganha mais visibilidade, principalmente no aspecto esportivo. Questionado sobre a participação dos atletas tocantinenses na competição, o presidente acredita que é uma ótima oportunidade para que esses competidores alavanquem ainda mais suas carreiras no mundo do esporte.

 

“Desde 2015 Palmas vem recebendo importantes eventos de vôlei de praia e o objetivo maior é conseguir que a cidade faça parte do Circuito Brasileiro Open, uma das maiores competições da modalidade no mundo”, explica o presidente da Federação Tocantinense de Vôlei, Ricardo Abalem, ressaltando que a Prefeitura de Palmas tem sido um importante parceiro para a realização de eventos esportivos e tem atuado ativamente para que os objetivos sejam alcançados.

 

Tocantinenses na disputa

 

A competição também contará com a participação dos jogadores tocantinenses Cleomar Hawerronth, Averaldo Pereira, Hellem Abreu, Mayana Dias e Nayara Cassimiro, atendidos pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Palmas. Eles recebem patrocínio para que se dediquem à prática esportiva.

 

Para a palmense Hellem Abreu, a oportunidade de jogar em casa é muito gratificante. “A vida de atleta exige bastante e muitas vezes precisamos viajar para participar de competições, por isso estou muito feliz em poder jogar em casa e contar com o apoio da família e amigos”, comemora.

 

Quem também ressalta o apoio familiar como diferencial na competição é Averaldo Pereira, natural de Porto Nacional. Para ele é uma chance das famílias palmenses conferirem de perto a atuação dos atletas tocantinenses. “Vai ser muito bom poder jogar novamente nas areias da nossa Capital”, finaliza.

 

Estrutura

 

Com apoio da Prefeitura de Palmas, o Circuito Brasileiro Challenger de Vôlei de Praia é realizado pela Confederação Brasileira de Vôlei em parceria com o Banco do Brasil. A organização é da Federação Tocantinense de Voleibol com apoio de empresas privadas.

 

Para essa etapa uma mega estrutura está sendo montada da Praia da Graciosa e terá quatro quadras, camarotes e arquibancadas cobertas. Quem não puder ir até o local pode acompanhar por meio de transmissão ao vivo pelos sites da Globo.com, Globo Esporte e Sportv.

Sua opinião é muito importante: