Bolsa universitária e Proeducar voltam este ano, afirma Superintendente

484

ribeirinha

A Gazeta do Cerrado entrevistou o Superintendente da Juventude do Tocantins, Ricardo Ribeirinha, que informou que o Governo do Estado já mapeou o custo para a volta da bolsa universitária e do Proeducar.

Ribeirinha disse que isso é um compromisso do Governo do Estado. Ele anunciou que a dívida é de R$ 3 milhões com as instituições universitárias e que há 60 milhões pendentes. Ele disse que os outros recursos são benefícios devolvidos ao Estado. “Então pelo que eu já fui informado, já licitaram uma empresa para que possa fazer a captação do retorno dos beneficiários aos cofres públicos e vamos anunciar em breve esse projeto que beneficia as universidades”, reiterou Ribeirinha.

A Gazeta questionou o Superintendente sobre uma possível data para este anuncio, no entanto, Ribeirinha afirmou que ainda não há data prevista, mas confirmou que seria ainda este ano. “Não tem data. Pois quando encontramos dividas e ilegalidade, precisa seguir um procedimento. Estamos colocando a casa em ordem para que nós possamos pagar as universidades para voltar o direito jovem tocantinense”, afirmou Ribeirinha.

Ricardo Ribeirinha enfatizou seu desejo pela criação da secretaria da juventude e destacou que este é um direito conquistado pela juventude. “Eu queria minha secretaria do Estado da juventude, eu digo minha por que eu sou apaixonado por ela. Nós lutamos por ela: eu, Roberta Tum, Luciano Coelho, Rogério Ramos, pessoas da oposição, todos fazem parte desse sonho, logo ela é minha, ela é nossa, é um direito conquistado pela juventude”, ressaltou Ribeirinha.

Proeducar

O Proeducar é um programa de crédito educativo do Governo do Estado que tem o objetivo de financiar parcialmente os cursos de graduação de estudantes carentes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas no Tocantins. O valor financiado pode chegar a 85% do valor da mensalidade.

A instituição de educação superior oferece um desconto de 20%, cabendo ao acadêmico somente uma pequena diferença. O Programa já beneficiou mais de cinco mil estudantes carentes no Estado e já investiu cerca de R$ 51,4 milhões.

Bolsa Universitária

A Bolsa Universitária é um benefício concedido aos universitários selecionados que estejam regularmente matriculados em uma das Instituições de Ensino Superior não gratuitas conveniadas com a Sejuv – Secretaria Estadual Juventude.

A intenção da Sejuv é ajudar os jovens a custear os gastos com o ensino superior. Em contrapartida ao benefício recebido, ao jovem é oportunizado a execução do trabalho voluntário.

Texto: (Colaborou – Hellen Maciel)

Sua opinião é muito importante: