HGP realiza oficina de gerenciamento de resíduos a equipes de enfermagem

47

 

Gerenciamento de Resíduos  - Valdo França  (23)

Com o objetivo de promover a separação adequada dos detritos produzidos diariamente e que necessitam de incineração, por conter material possivelmente infectante, equipes de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP) participam até o próximo dia 14, de um treinamento de “Gerenciamento de Resíduos”, promovido pela direção do Hospital. A previsão é que nesta etapa, cerca de 1,5 mil profissionais sejam capacitados.

 

Segundo a enfermeira Ana Cláudia Dias Bastos, responsável pelo serviço de controle de infecção do HGP, a proposta do ciclo de palestras é capacitar todos os profissionais do hospital para realizar a segregação do resíduo infectante, com o acondicionamento do material de maneira correta, reduzindo o custo com a destinação final do material. “Se realizarmos uma segregação adequada, nós diminuímos a quantidade de resíduos destinados à incineração, separando do material que pode ser enviado ao aterro sanitário, gerando assim uma economia, uma vez que o pagamento do material segregado e posteriormente incinerado é realizado por quilo”, afirmou.

 

Na primeira etapa das capacitações, participaram os profissionais do serviço de higienização do hospital. “Nossa proposta é abranger todas as equipes médicas e multiprofissionais do hospital e com isso fazer uma correta gestão dos resíduos produzidos na unidade hospitalar”, afirmou.

 

Economia

 

De acordo com Cleria Vieira, coordenadora de Higienização e responsável pela comissão de segregação de resíduos do HGP, após as capacitações, houve uma redução da quantidade de material. “Até abril o hospital produzia cerca de 1.050 kg de resíduos por dia. Com a correta segregação, conseguimos diminuir este quantitativo para 630 quilos por dia. Além de gerar economia, o acondicionamento correto dos resíduos evitam possíveis contaminações e diminuem os riscos de contaminação do Meio Ambiente”, ressaltou.

Sua opinião é muito importante: