Polêmica obra do Cristo em Palmas continua parada; projeto terá que ser revisto

629

Maria José Cotrim

Colaborou (Hellen Maciel)

A obra do Cristo Redentor, localizada no Morro do Chapéu, a 50 km do centro de Palmas, está embargada a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A justificativa é  de que a construção está localizada perto de sítios arqueológicos, já anteriormente cadastrados. Na base do Morro do Chapéu, a cinquenta metros da obra, existe um sítio de pintura rupestre, de 5 mil anos atrás, e também a 80 metros, há um outro sítio, que já estão demarcados.

cristopalmas

A Gazeta do Cerrado apurou mais detalhes sobre a obra que ainda está parada. A Associação Palmas para Jesus, presidida por Glaucio Barbosa ,informou que o retorno da obra se dará com o desembargo do Iphan e tão logo consiga investidores para retomada porém ainda sem previsão.

Conforme a Associação, não tem como aferir um valor para a conclusão da obra, já que foi embargada logo no inicio, então dependerá de um replanejamento do projeto e das possibilidades de investimentos. A Associação é composta por diversas pessoas e, embora sem empresários entre seus associados, tem buscado apoio do empresariado para o alcance de seus objetivos.

A Associação esclareceu á Gazeta: “Não existe liminar, nem judicialização, apenas embargo do Iphan. O projeto arqueológico ainda está sob analise do Iphan”, justificou.

A estátua está com sua base em fase de conclusão, mas as demais fases dependem de investimentos que, por sua vez, dependem do desembargo e da captação de investidores.
“Apesar do prazo para conclusão já terminado, entendemos ser possível a prorrogação dos prazos e tão logo as providências dos desembaraços sejam concluídas buscaremos prorrogar os prazos do cumprimento do encargo”, garantiu á Associação á nossa equipe.

Outra alegação dos idealizadores da obra, é que o terreno não é irregular e as providências determinadas pelo Naturatins e Coema estão sendo providenciadas. “Sendo área rural, entendemos não haver necessidade de autorização do município nesta fase, mas se houver qualquer apontamento da prefeitura as providências serão tomadas para o pronto atendimento por ocasião da retomada”, informaram.

O Cristo

O anúncio da construção de uma estátua de Jesus com o mesmo tamanho do Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro, foi anunciado pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB) em 31 de dezembro de 2013. A estátua estava sendo construída no Ceará e seria trazida ao Tocantins em pedaços.

Na época o governo do Estado alegou que a construção da estátua fazia parte do projeto Palmas para Cristo e decidiu que a estrutura será instalada no Morro do Chapéu, próximo a capital, contudo a construção da obra gerou polêmica por ser considerada crime ambiental.

Sua opinião é muito importante: