Férias: medidas para cuidar da saúde antes de viajar

117

O mês de julho marca o período oficial das férias e, durante esses dias, muitas pessoas aproveitam para viajar. Além de arrumar as malas e programar as atividades, é importante conferir também as orientações do destino, estudando quais os cuidados a serem tomados com a saúde.

malas

As exigências em relação às vacinas, por exemplo, podem variar de um país para outro e até mesmo dentro do Brasil. Uma opção é verificar essas exigências no ministério ou na embaixada do país para onde pretende ir. Em seguida, basta procurar um posto de saúde e se vacinar.

O Ministério da Saúde também aconselha uma consulta presencial para avaliar, com segurança, a indicação de medidas de proteção. Durante essa consulta pré-viagem, o médico vai analisar os riscos relacionados ao destino, de acordo com as características do viajante, o meio de transporte, a atividade programada e o roteiro detalhado da viagem. É recomendado que essa consulta seja procurada pelo menos 30 dias antes da viagem.

Mesmo após chegar no destino escolhido, os cuidados continuam. Dentro ou fora do Brasil, o viajante deve estar atento à qualidade dos alimentos, observando sempre as medidas básicas de higiene. Além disso, é importante lavar as mãos várias vezes ao dia e beber somente água mineral engarrafada. Assim, podem ser evitados problemas como a diarreia, que afeta muitas turistas em países da América Latina, África e Ásia.

Cuidado com insetos

Nos países da África subsaariana, América do Sul, Madagascar, Papua-Nova Guiné, sudeste da Ásia e Vanuatu é preciso ter cuidado com a malária, pois o risco de contrair a doença é alto. Como não existe vacina contra a malária, é necessário observar as medidas de proteção contra as doenças transmitidas por insetos.

Outra doença que atinge países da África, América Central, subcontinente indiano, sudeste asiático e principalmente o norte do Brasil é a febre amarela. Para se prevenir da doença, basta procurar um posto de saúde mais próximo e se vacinar 10 dias antes da viagem.

Sua opinião é muito importante: