Mais de 90 mil pessoas são esperadas para Romaria do Bonfim este ano

440

Mais de 90 mil visitantes e peregrinos são esperados este ano para a Romaria do Bonfim. Um dos maiores eventos religiosos do Estado vai começar dia 6 de agosto com a abertura oficial  e vai até o dia 17 agosto.

64544-em-natividade-milhares-de-fieis-sao-atraidos-pelos-12-dias-de-romaria

A Romaria do Senhor Bonfim em Natividade, região sudeste do Tocantins, reúne tradição e muita fé. A maioria dos romeiros encara o sacrifício de percorrer vários quilômetros a pé para pagar promessas e agradecer as bênçãos recebidas durante o ano. Além das manifestações de religiosidade, a festa também é uma oportunidade para comerciantes que oferecem serviços de alimentação e vendem artesanato no local.

O festejo é o maior do estado e os próprios romeiros organizam tudo.

A história

Em Natividade, município distante 278 quilômetros de Palmas, seguindo pela rodovia BR-010, o festejo é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1750. Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município. Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. Muitos percorrem centenas de quilômetros a pé ou em carrocerias de caminhões até o povoado, em agradecimento por uma graça.

É tradição que os moradores da cidade comecem a preparar os festejos e a se preparar para receber os romeiros com meses de antecedência. Geralmente pessoas mais velhas e devotas preparam o templo, lavando-o e enfeitando o altar. Como não há acomodações para os milhares de romeiros, famílias preparam alimentos e abrem suas casas para acomodar gratuitamente parentes e conhecidos. Porém, a grande maioria se acomoda em tendas armadas nos arredores da igreja e muitos aproveitam a oportunidade para aumentar a renda, vendendo alimentos e bebidas. Depois das missas, é comum os fiéis se divertirem com música e danças populares. Como diz o adágio popular: “primeiro a devoção, depois a diversão”. Os pontos altos do festejo são a Missa Campal, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição e a Missa dos Romeiros, que este ano será celebrada no dia 17 de agosto.

Sua opinião é muito importante: