Tocantins é o 2º no ranking de queimadas; Formoso, Mateiros e Lagoa lideram

172

O Tocantins já teve mais de três mil focos de queimadas em 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado ocupa o segundo lugar no ranking de incêndios florestais no Brasil, superado apenas pelo Mato Grosso, que já teve mais de seis mil focos. As cidades em situação mais grave são Formoso do Araguaia, Mateiros e Lagoa da Confusão.

queimadas

Em Formoso do Araguaia foram registrados 279 focos até esta terça-feira (11). Em Mateiros foram 253 e em Lagoa da Confusão 245 no mesmo período. Apenas nos 11 primeiros dias de julho, o Tocantins já teve 704 registros de queimadas. Desde segunda-feira (10) já foram 155 registros.

Durante a tarde de terça-feira, quase 60 cidades foram colocadas em alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar. O aviso é ativado sempre que o índice fica entre 30% e 20%. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%.

A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.

Sua opinião é muito importante: