Com apenas 28 anos, Palmas cresce sendo um exemplo de vida saudável

205

Com quase 300 mil habitantes, Palmas ganha mais uma vez destaque no cenário nacional, desta vez como a campeã em qualidade de vida, dentre as capitais. O programa Globo Repórter, exibido na última sexta-feira, 14, revela que o segredo está em um hábito comum dos moradores da cidade, a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável.

Parque do Idoso. RR 05.06 (55)

A capital mais jovem do Brasil, com apenas 28 anos, cresce sendo um exemplo de vida saudável. De acordo com a reportagem, proporcionalmente ao número de habitantes, Palmas é a cidade que tem menos hipertensos entre as capitais brasileiras, mais magros, e é a terceira com o menor índice de casos de diabetes e a terceira que mais movimenta o corpo, ou seja, faz algum tipo de atividade física no tempo livre.

 

Dieta mediterrânea do cerrado

 

O destaque ficou na dieta do palmense, que conta com um cardápio completo com vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gordura boa, e a presença de peixe nas refeições. Devido ao lago a oferta de peixe na cidade é grande, podendo ser encontrado em feiras e supermercados. Segundo o programa, esse cardápio faz lembrar a famosa dieta dos países banhados pelo mar mediterrâneo, que, segundo pesquisas, ajudam a evitar doenças do coração.

 

Rotina

 

Para revelar o segredo, o programa acompanhou a rotina da família de Cida e Maycon, que tem três filhos e espera a chegada da primeira menina, Maria Vitória. Mesmo com uma rotina apertada, a família não abre mão da qualidade de vida, e prepara os alimentos antes deixar os filhos na escola e sair para o trabalho. As refeições são feitas em casa, sempre priorizando verduras, frutas, sucos e carnes magras, como o peixe.

 

A rotina de preparar os alimentos em casa requer sacrifício e disciplina, pois até o tempero é preparado na hora. Cida relata que a vantagem de almoçar em casa é poder desfrutar da companhia dos filhos e preparar as refeições da família do jeito que gosta, com variedades e produtos saudáveis. “É um momento que eu tenho não só para almoçar, mas para ter um momento família, ensinar as tarefas e de ter aquela conversa de pai, mãe e filhos”.

 

Após o primeiro turno de trabalhos, os pais buscam as crianças na escola e voltam para casa. Então é só aquecer a comida, preparar a salada e o almoço está servido. Esse hábito das famílias palmenses de almoçar em casa é facilitado pelo trânsito da cidade planejada, uma vez que não possui congestionamentos. A reportagem mostra que o traçado da cidade lembra o de Brasília, com largas avenidas e muito verde.

 

Atividade física

 

O grande número de espaços públicos verdes na cidade também contribui para estimular a população a ocupar esses locais e tornar a prática de exercícios físicos ao ar livre um hábito. Investimentos em implantação de academias ao ar livre, construção de ciclovias e pista de cooper vêm favorecendo a formar na população uma cultura de cuidar da saúde e promover o bem-estar.

Sua opinião é muito importante: